Natal vida de Ijuí conta com mais de 700 artistas locais na programação

Além de inúmeros artistas de renome regional e nacional que Ijuí vai receber na programação do Natal Vida, esse projeto tem o firme propósito de valorizar, enaltecer e promover os artistas da nossa terra, sejam amadores ou profissionais.
São mais de 700 artistas locais que, na vasta programação natalina, tem espaço garantido para mostrar seu trabalho e impulsionar a cultura da nossa cidade.
Podemos destacar o espetáculo de abertura do natal que encantou a população emocionada e participante, lotando o ginásio municipal na noite de 11 de dezembro. No palco estavam alunos da rede municipal, corais, artistas locais, circenses, músicos e cantores, totalizando mais de 250 artistas de Ijuí. Destaque para a participação do Coral da Liga de Combate ao Câncer, Atelier Sonare da Escola Anita Garibaldi, Escola Musical Helena Sala e Escola Regina Bólico.
No anfiteatro da Praça da República, entre os dias 14 e 30 de dezembro, estão previstas diversas apresentações, contemplando distintas áreas das artes cênicas, como dança, teatro e música, onde se destaca a participação de mais de 20 grupos de danças, somando mais de 350 dançarinos amadores da nossa cidade. Para além da dança, a comunidade vai prestigiar no dia 15 o grupo Vir a Ser Teatro com a participação de 15 atores e uma apresentação de Hip Hop com A Cena Vive, que leva mais 10 jovens músicos ao anfiteatro da Praça da República.
Dia 19 em torno de 30 artistas locais cantam e encantam os munícipes através da participação dos Festivais locais Canto de Luz, Pesqueiro da Canção e Lamparina da Canção Gaúcha.
Dia 20 o palco recebe 80 artistas locais em um encontro de corais onde se apresentarão: Grupo Vocal Querência, Coral Hosana, Coral Metodista e Coral da Unijuí.
Nos dias 21 e 27, o espetáculo Etnias do Nosso Rio Grande traz ao palco 15 grupos étnicos, dentre eles o Grupo Kaingang Filhos da Terra e o Grupo Guarani Brilhos do Sol.
O projeto Natal Vida de Ijuí, em sua 2ª edição, dobrou a quantidade de bairros atendidos com a programação natalina. Já estão acontecendo e serão realizados 15 shows nos bairros e 5 em localidades do interior. As famílias contam com a chegada do Papai Noel e Show de Artistas Locais, sendo eles: Cassiano Scher, Roberto Bones, Elvio Schneider, Walter Gollmann, Pedro Alberi Vianna, Jair dos Santos Gonçalves, Alexandre Gonçalves, Lucas Dorneles de Oliveira, Emerson Leão, Celso Metzdorf, Paulo Márcio Boranga, Antony Gabriel de Brito Boranga, Stefany Daniela Boranga, totalizando 13 músicos profissionais participantes do projeto.
Uma das premissas básicas do Projeto Cultural é a democratização do acesso, inclusão social e lazer efetivo para a comunidade, tudo de forma gratuita.
O projeto contempla diferentes linguagens artísticas, garante acessibilidade às pessoas cadeirantes e/ou com mobilidade reduzida, disponibilizando espaços próprios nos locais de apresentação.
Há monitor para PCD (pessoa com deficiência) para auxílio geral e também 3 intérpretes de libras durante a programação, inclusive nos bairros e localidades do interior.
As equipes de trabalho administrativa, artística e as demais envolvidas no projeto são plurais, compostas por diversos gêneros, raças e idades.


O Natal Vida de Ijuí tem a assinatura do Produtor Cultural Francisco Roloff. Um projeto para todos, que busca descentralizar, democratizar, valorizar os artistas locais e trazer à cena a importância da cultura na vida das pessoas, pois ela é fundamental. Através da aprovação do projeto pela LIC-RS (lei de incentivo à cultura) Ijuí pode, mais uma vez, aplaudir e fortalecer as diversas manifestações artísticas que pulsam em todos os cantos da cidade.